Notícias 18.09.2020

Imóveis: Um investimento seguro



O mercado imobiliário costuma ser uma das opções preferidas para quem busca realizar um investimento. Este tipo de negócio oportuniza rendimentos pela valorização do imóvel, ou pela renda extra oriunda do aluguel.  Entretanto, apesar de ser considerado pelos especialistas um dos investimentos mais seguros, alguns pontos precisam ser observados.

Check list básico de um investidor de imóveis

Conheça a região do investimento - O primeiro deles é conhecer bem o mercado regional para se certificar sobre os valores dos imóveis. É importante observar imóveis semelhantes no tamanho, localização, estado de conservação, entre outras características. O mesmo deve ser feito quando o objetivo é lucrar com o aluguel de imóveis em determinada região. Além disso, ao conhecer o mercado imobiliário local, você pode optar por diversificar os seus investimentos. Escolher mais de um imóvel em locais diferentes ao invés de apostar em um único investimento.

Esteja atento ao cenário econômico - A realidade do mercado econômico é outro ponto a se ressaltar. Compreender a situação do mercado possibilita entender o comportamento do consumidor e de possíveis compradores ou inquilinos do imóvel. Dependendo da situação haverá quem prefira pagar à vista ou aqueles que adiarão o negócio por falta de capital ou juros altos.

Não esqueça que o retorno pode demorar - Ao investir em imóveis é preciso estar ciente que talvez o retorno deste investimento pode demorar. Não há como prever quando o imóvel será locado ou vendido. Portanto, este tipo de investimento deve ser feito quando não há a necessidade de um retorno imediato.

Separe um recurso para os custos extras – Além do investimento para adquirir o imóvel, é preciso separar um valor para os custos necessários para mantê-lo. Planejamento é fundamental neste quesito. Escritura, impostos, registros, manutenção, condomínio, entre outros gastos, podem entrar nesta soma.

Investir em terrenos pode ser uma boa opção – A aquisição de um terreno, ao invés de um imóvel, é mais econômica e pode ser ainda mais rentável. Isto se deve às grandes chances de valorização futura, principalmente considerando a localização do terreno. Para além da valorização e rentabilidade, outra vantagem deste tipo de investimento é a possibilidade de construir o imóvel desejado por etapas e da forma como imaginamos.

É possível perceber que o investimento no mercado imobiliário possui diversas vantagens. Normalmente é um mercado mais consolidado, mesmo durante períodos de crise econômica, já que o valor do imóvel tende a se recuperar com o tempo. Além disso, é um investimento mais seguro do que outros investimentos como a Bolsa de Valores, por exemplo. Outro ponto positivo é que o imóvel pode gerar um retorno constante, tanto em relação à valorização dele com o passar do tempo, quanto em relação ao patrimônio alugado. Resumidamente, o mercado imobiliário pode ser rentável por meio da compra para investimento futuro ou através da renda oriunda do aluguel. Das duas formas é possível fazer o dinheiro render a médio e longo prazos. Por estas razões, investir em imóveis é um investimento seguro e com diversas possibilidades.

Para reduzir a margem de erro durante um investimento, consulte uma imobiliária de confiança. A expertise da imobiliária pode ser determinante para o sucesso do negócio. Entre em contato com Premium e aumente suas chances de fazer um grande e rentável negócio.